segunda-feira, 12 de setembro de 2011

11 de Setembro: Allende, nós também temos nossos heróis!

Por João Vicente Goulart


È bom que se recorde também neste 11 de setembro, a vergonhosa derrubada do governo democrático do Presidente Salvador Allende.

Hoje com os documentos desclassificados pelo Departamento de Estado Americano, vemos através do trabalho de Peter Kornbluh do National Security Archives, a enorme participação do governo americano, através da CIA e seus agentes operadores das “ações encobertas” (cover actions) na preparação clandestina para derrubar a democracia socialista, eleita de forma constitucional e só pertencente ao povo chileno que queria construir a justiça social, no destino imposto pelas urnas e que só aquele país pertencia.

Os relatórios, Ação Encoberta no Chile 1963-1973, da Comissão Designada para Estudar as Operações Governamentais Relativas a Atividades de Inteligência, do Senado dos Estados Unidos, conhecido como Relatório Church, de 1975; o Relatório Hinchey sobre as Atividades da CIA no Chile, de Setembro de 2000, são alguns que mostram a eficácia clandestina e a intromissão dos EEUU em golpear democracias no mundo ao bel prazer de seus interesses.

O processo sempre tem semelhanças com outras intervenções de golpes em outros países latinos americanos como Brasil e Argentina.

A metodologia segue passos dirigidos, hoje sabemos disso pelo comitê dos 40 capitaneados pelo vergonhoso Henry Kissinger.

Campanha de desestabilização através da mídia, difamação, mentiras produzidas, financiamento a opositores militares e civis, organizações sociais, e até assassinatos dirigidos a quem entendem ser contra interesses americanos, tudo é valido e clandestino.

Assim o fizeram assassinando o Gral. René Schneider, comandante chefe do Exército de Allende.

O financiamento da CIA aos projetos de Manuel Contreras desembocou na Operação Condor que levou inúmeras vidas á morte e ao desaparecimento forçado em toda a América Latina.

Existe nesses anais do NSA o documento secreto 890 de março de 1986, que mostra o financiamento da CIA ao AID (Agencia Internacional para El desarrollo) em mais de 11 milhões de dólares para fim específico da derrubada de Allende.

Allende no palácio La Moneda resiste
ao golpe militar de 11/09/1973.
O Golpe de Estado foi planeado pela CIA com colaboração da ITT desde 1971.

Já haviam dado o golpe militar no Brasil e contavam com o apoio maciço do General Médici para fazê-lo no Chile, no Uruguai e na Bolívia.

Existem sim atos terroristas no mundo e também temos a lamentar as vítimas inocentes do ataque ao World Trade Center nos EUA em 2001.

Mas temos que recordar que estas ações encobertas são produtos do terrorismo de Estado Norte Americano realizado contra muitas democracias legítimas em nosso continente.

Mas nós também temos nossos heróis!

Neste 11 de setembro nossa homenagem a eles, a Allende e aos anônimos chilenos que tombaram no caminho, pois suas lutas e suas mortes não serão esquecidas.

João Vicente Goulart
Diretor Presidente do Instituto João Goulart

Nenhum comentário: