segunda-feira, 30 de maio de 2011

Assista a entrevista de Slavoj Žižek para a Globonews



Entrevista do filósofo esloveno Slavoj Žižek (pronuncia-se Slavói Gijéque) para a Globonews. Um intelectual amado e odiado pela direita e pela esquerda. Um marxista ferrenho que acredita em Jesus e prega um cristianismo sem a figura opressora de Deus.
A entrevista do repórter Jorge Pontual com Žižek foi dividida em dois programas. No primeiro, o convidado analisa as as relações entre os Estados e defende que os protestos anticapitalistas, os movimentos ecológicos, os fundamentalistas de qualquer religião, as redes terroristas e todas as manifestações sociais que estão, na verdade, reforçando um mergulho cada vez mais sem volta para um mundo do capitalismo selvagem, onde as relações financeiras é que contam.



Neste segundo programa, Žižek se concentra em sua maior paixão: o cinema! Considerado por ele como a "arte suprema", analisar como o cinema relfete, até sem querer, uma série de ideologias e perversões da sociedade que representa. Crítico ácido e ferrenho de Hollywood, Žižek não se acanha em criticar (e demolir) James Cameron, Oliver Stone, Francis Lawrence, e até mesmo Robert Wise (diretor de "A Noviça Rebelde"). Só se salvam Alfred Hitchcock e Robert Altman.

Nenhum comentário: