sexta-feira, 8 de abril de 2011

YURI GAGARIN: “ONDE NENHUM HOMEM JAMAIS ESTEVE”

Oscarino Arantes

 

No próximo dia 12 de abril o mundo celebra o 50º aniversário da histórica missão do cosmonauta soviético Yuri Gagarin, o primeiro homem a chegar ao espaço.

Em 12 de abril de 1961, aos 27 anos de idade, Yuri Gagarin a bordo da nave Vostok 1, tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, dando uma volta completa em órbita do planeta e marcou seu feito proferindo a célebre frase: “A Terra é azul!”.

Gagarin, filho de camponeses, decolou como tenente e aterrou já promovido a major. Em vida recebeu o título oficial de Herói da União Soviética. Foi homenageado em diversos países do mundo e recebeu as maiores condecorações. No Brasil, foi recebido e condecorado pelo então presidente Jânio Quadros com a Ordem do Cruzeiro do Sul.

Yuri Gagarin esteve em órbita por apenas 108 minutos. Foi o suficiente para entrar para a História da humanidade como o pioneiro de uma nova era. Com Gagarin a raça humana pela primeira vez anunciava seu futuro cósmico, dando o seu primeiro passo na infinita fronteira, agora aberta aos sonhos das gerações vindouras.

Em cinco mil anos de cultura, desde os antigos sumérios, passando por Copérnico, Galileu, Kepler, Newton, Einsten e tantos outros, o homem se voltou intuitivamente para o fascínio das estrelas, em busca de sua origem e de seu destino. A façanha de Gagarin, chegando “onde nenhum homem jamais esteve”, realizava essa aspiração milenar.

Quis o destino que essa conquista maior de nossa civilização, coincidisse com o auge da Guerra Fria. Quando o mundo beirava o abismo da aniquilação nuclear, a missão de Gagarin fez com que todos os povos olhassem juntos para as estrelas e nelas vissem o futuro comum. Por algum tempo, todas as bandeiras, todas as fronteiras, todas as ideologias e disputas, tornaram-se pequenas. Mas o tempo passou e voltamos a esquecer. Hoje, nos contentamos com o universo virtual enquanto o planeta agoniza e as guerras se sucedem. Mas lá nas páginas da História, Gagarin e sua Vostok 1 continuam sua missão, repetindo para a nossa insensível indiferença moderna que “A Terra é azul!”.

Preciso dizer que Yuri Gagarin foi o meu herói juvenil. Muitas vezes tentei imaginar a sensação de ir onde ninguém esteve e ver, antes de todos, o que ninguém viu, mas não percebia o sentido maior daquela façanha, que foi o redimensionamento da condição humana diante do Cosmo. Ainda assim escrevo esse texto com a emoção de quem revive os sonhos da juventude e reencontra um herói de verdade, que apenas cumpriu a sua missão, por 108 minutos e conquistou a eternidade.

Em 27 de março de 1968, durante um voo de treino de rotina sobre a localidade de Kirzhach, Yuri Gagarin morreu na queda do MiG-15 que pilotava, num acidente que nunca foi devidamente explicado.

Após sua morte em 1969, o centro de treinamento de cosmonautas na Cidade das Estrelas, nas cercanias de Moscou, foi batizado com o seu nome.





Missão russa à Estação Espacial homenageia Yuri Gagarin

BBC – 05/04/2011

Dois russos e um americano foram lançados ao espaço nesta terça-feira (05/04) em uma missão da nave Soyuz rumo à Estação Espacial Internacional.

O lançamento ocorreu na Base de Baikonur, no Cazaquistão.

Os tripulantes russos, Andrei Borisenko e Alexander Samokutyayev, estão fazendo suas primeiras viagens ao espaço. Já o americano Ron Garan retorna após passar 13 dias em órbita, em 2008.

Os três vão se juntar à atual tripulação da Estação Espacial, formada por um russo, um americano e um italiano, depois de uma viagem de dois dias.

Gagarin

A jornada do Soyuz acontece no momento em que se comemoram os 50 anos da façanha do soviético Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar ao espaço.

Para a homenagem, o foguete recebeu um retrato e o nome de Gagarin em sua pintura.

Antes de embarcar, os três visitaram o quarto onde Gagarin passou a noite na véspera da primeira viagem ao espaço, um local onde todos os móveis e objetos pessoais do cosmonauta foram preservados.



ONU lança selo com imagem do cosmonauta Yuri Gagarin

Iniciativa que acompanha uma exibição celebrando o primeiro homem no espaço é parte das comemorações dos 50 anos da pioneira viagem espacial.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A Administração Postal das Nações Unidas informou que lançará, em 12 abril, um selo com a imagem do cosmonauta russo Yuri Gagarin. O selo é parte das comemorações dos 50 anos da primeira viagem do ser humano ao espaço.

Nesta quinta-feira, a Assembleia Geral realizou uma sessão especial antes da abertura de uma exibição para comemorar o que chamou de "um dos maiores triunfos da História".

Gagarin fez a primeira viagem ao espaço em 12 de abril de 1961 ao orbitar a terra a bordo de sua nave espacial Vostok-1.

O subsecretário-geral do Departamento de Informação da ONU, Kiyo Akasaka, disse que 50 anos depois, o cosmonauta continua sendo uma fonte de inspiração. Ele chamou Gagarin, de "Cristóvão Colombo do Espaço".

Akasaka lembrou ainda que mesmo antes da viagem de Gagarin, a ONU começou a discutir o tema ao fundar o Escritório de Assuntos Espaciais em 1958. O subsecretário-geral elogiou o trabalho de cosmonautas, astronautas e cientistas que promovem a cooperação sobre a ciência espacial e o desenvolvimento em todo o mundo.

A Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução declarando 12 de abril o Dia Internacional do Voo Espacial Humano.

Yuri Gagarin morreu num desastre aéreo em 1968, aos 34 anos de idade.



Nenhum comentário: