quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Há 70 anos, Batalha de Stalingrado selava derrota do nazismo

Estava encerrada a mais feroz, renhida e sangrenta batalha militar que a História da humanidade conheceu

Em 31 de janeiro de 1943, o marechal Friedrich Von Paulus, comandante do VI Exército alemão, comunicava sua capitulação incondicional ao general Vassili Chuikov, comandante do Exército Vermelho em Stalingrado. Os remanescentes do exército alemão renderam-se em 2 de fevereiro; 91 mil homens, entre eles 22 generais. Estava encerrada a mais feroz, renhida e sangrenta batalha militar que a História da humanidade conheceu. 



A Batalha de Stalingrado quebrou a espinha dorsal da poderosa máquina de guerra nazista e do Terceiro Reich e provocou uma dramática guinada à Segunda Guerra Mundial. Por causa dos soldados do Exército Vermelho, o mundo se livrou naquele momento do nazi-fascismo. Caso tivesse saído vitoriosa, a sombra da Alemanha nazista pairaria por muitas e muitas décadas sobre povos e nações, com todo o seu horror ideológico e racial. 

Max Altman - São Paulo 
Fonte: Opera Mundi


BERLIN 1945: o Exército Vermelho conclui sua campanha vitoriosa contra a Alemanha nazista, iniciada na Batalha de Stalingrado e hasteia a bandeira soviética nas ruínas do Reichstag. O ponto final do "Reich de mil anos" de Adolf  Hitler.


Nenhum comentário: